Raio X do Rioprevidência: veja quanto servidores aposentados e pensionistas há no estado

Enviado Quarta, 19 de Novembro de 2025.

Autarquia volta ao debate após a liquidação do Banco Master pelo Banco Central, onde o fundo fez aportes

O Rioprevidência conta com mais de 241 mil servidores aposentados e pensionistas civis e militares do estado. A informação é do último relatório de governança do estado, divulgado ano passado. Os dados abrangem tanto os servidores civis do plano financeiro (aqueles que entraram no funcionalismo até 3 de setembro de 2013, mais os militares), quanto os do previdenciário (quem entrou no funcionalismo a partir de 4 de setembro de 2013).

O plano financeiro concentra 75% desses servidores aposentados e pensionistas totais. São, ao todo, 124.836 servidores inativos e 57.118 pensionistas. Já no plano previdenciário, são 140 inativos e 209 pensionistas.

Os militares, por sua vez, têm 36.916 agentes inativos e 22.563 pensionistas.

O Caderno de Recursos Humanos do Governo do estado divulgado em outubro, sua edição mais recente, informou que sua folha de pagamento é composta por 422.675 vínculos — dos quais mais da metade (57%) são de servidores inativos e pensionistas.

E qual o valor para o estado?

Voltando ao relatório de governança, a informação é de que os servidores aposentados e pensionistas do plano financeiro e do plano previdenciário, somados, representam R$ 13 bilhões em folha de pagamento em todo o ano de 2024.

Entenda a crise do Banco Master

Poucas semanas após a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovar um projeto de lei (atual Lei 11010/2025) que autoriza o governo do estado a usar parte dos recursos do Rioprevidência para pagamento da dívida do estado com a União, o fundo voltou ao debate com a liquidação extrajudicial, decretada pelo Banco Central, do Banco Master.

A autarquia aportou, segundo monitoramento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), cerca de 2,6 bilhões na instituição ou em fundos administrados por ela — valor que o Rioprevidência nega, afirmando ter aportado aproximadamente R$ 960 milhões em Letras Financeiras (LF), o equivalente a cerca de 10% do seu patrimônio.

Em nota, o Rioprevidência informou que a liquidação do Master não afetará o pagamento dos servidores aposentados e pensionistas.

Fonte: Extra