Rioprevidência convoca seis mil pensionistas com aniversário em setembro para recenseamento obrigatório

Enviado Terça, 03 de Setembro de 2024.

Ausentes poderão ter pagamentos suspensos até que regularizem situação cadastral junto ao órgão

O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) está convocando cerca de seis mil pensionistas do Estado, que fazem aniversário em setembro, para participarem do Recenseamento Obrigatório 2023/2024. O procedimento é presencial e deve ser realizado em uma das agências ou postos da autarquia no Rio de Janeiro ao longo de todo o mês de setembro. Para participar, é necessário agendamento prévio.

A marcação do recenseamento pode ser feita pelo site da autarquia ou por telefone, por meio dos números 0800-285-8191 (para chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (para ligações de fixo ou celular). Após o agendamento, o beneficiário deve comparecer na data, horário e local definidos, munido de documentos como identidade (RG), CPF, comprovante de residência e título de eleitor.

Os pensionistas que não comparecerem ao recenseamento poderão ter seus pagamentos suspensos. A regularização cadastral é necessária para restabelecer o benefício. A lista dos pensionistas não recenseados será divulgada periodicamente no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e no site do Rioprevidência, e a suspensão dos pagamentos ocorrerá nas folhas subsequentes à publicação da lista nominal.

Todos os meses

Iniciado em novembro de 2023, o recenseamento obrigatório para pensionistas se estenderá ao longo de 2024, sempre ocorrendo no mês de aniversário do segurado. O objetivo é garantir a atualização cadastral dos pensionistas e permitir a auditoria periódica e obrigatória da folha de pagamentos.

No caso dos pensionistas militares, o censo é obrigatório apenas para aqueles que estão associados ao Rioprevidência, ou seja, cujos instituidores da pensão faleceram até 31 de dezembro de 2021.

Recenseamento não é virtual

Para evitar fraudes, a autarquia alerta que o recenseamento não é realizado por meio de aplicativos, e-mails, chamadas de vídeo, mensagens de texto ou ligações telefônicas. Os pensionistas devem estar atentos e seguir apenas os canais oficiais de comunicação para agendamento e realização do censo.

Os pensionistas que estejam impossibilitados de locomoção ou que residam fora do Rio de Janeiro devem consultar as regras específicas no site do Rioprevidência.

Fonte: Jornal Extra