Conselho de Contribuintes recebe mais de 70 alunos da FGV para atividade no plenário

Enviado Segunda, 17 de Junho de 2024.

Encontro simula sessão de julgamento com os estudantes de Administração

Mais de 70 alunos do curso de Administração da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getulio Vargas (FGV) visitaram o Plenário do Conselho de Contribuintes do Estado nesta sexta-feira (14/06). O encontro no órgão da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) teve o intuito de simular uma sessão do Conselho com os estudantes. A atividade integrou uma avaliação da disciplina de Direito Empresarial e Tributário.

Na abertura, o secretário de Estado de Fazenda Leonardo Lobo demonstrou a grande satisfação em receber os alunos e ressaltou a nova perspectiva que a dinâmica trará a eles sobre os julgamentos: “O diferencial competitivo muitas vezes está relacionado à interação entre o público e o privado. Espero que, nessa experiência de hoje, vocês possam explorar e compreender a interação entre esses dois fatores, que acontecem no contencioso”.

O presidente do Conselho de Contribuintes e o Auditor Fiscal Marcos Ferreira completou explicando a relevância da atividade. “A prática é um passo muito importante para desenvolver as habilidades acadêmicas desses jovens, como a oratória e a contestação fundamentada de uma posição diferente do seu interlocutor, independente do lado ocupado na sessão”, ele destacou.

Fabrício Dantas, professor da turma da FGV e Procurador do Estado, afirmou que a iniciativa é fruto de uma grande colaboração com a equipe do Conselho: “Sempre somos recebidos com muito carinho aqui. Quando iniciamos essa ideia, no final da pandemia, tínhamos no máximo 30 alunos e hoje trouxemos 70 estudantes. Essa parceria só cresce cada vez mais”.

A aluna do curso Júlia Amaral relatou que a simulação é uma experiência bastante ampla. “Consegui colocar diversos conceitos e ensinamentos em prática, principalmente, em função da posição que estou ocupando na sessão. Eu pude exercitar a habilidade de liderança e condução de debate”, disse.

Guilherme Soares, estudante que também participou da dinâmica, acrescentou: “Essa atividade com certeza é muito agregadora, por nos permitir compreender melhor como o direito impacta diretamente na nossa política macroeconômica e na Administração Pública”.

Fonte: Site Sefaz-RJ