Rioprevidência: inativos e pensionistas nascidos em fevereiro devem fazer prova de vida; prazo começa no dia 11

Enviado Terça, 01 de Fevereiro de 2022.

Os servidores aposentados e pensionistas do Estado do Rio nascidos em fevereiro deverão fazer a comprovação de vida anual do dia 11 ao dia 25 deste mês, no Bradesco. O Rioprevidência — que administra a folha de pagamentos dos inativos estaduais — adverte que quem não comparecer à comprovação anual de vida nos prazos estabelecidos terá o pagamento de sua remuneração suspenso no mês subsequente à publicação da falta de comprovação de vida no Diário Oficial.

Além disso, o Rioprevidência informou que os nascidos em janeiro que deveriam ter se recadastrado no mês passado e não o fizeram ainda terão a chance de realizar o procedimento. Segundo o órgão, os inativos e os pensionistas que não compareceram para a prova de vida terão seus nomes publicados no Diário Oficial do Estado agora em fevereiro, como faltantes.

A partir daí, esses retardatários ainda terão até o fim de fevereiro para regularizar a situação, o que poderá ser feito na agência bancária onde recebem seus pagamentos. Se ainda assim não realizarem o recadastramento anual, os proventos e as pensões serão suspensos no mês subsequente (no caso o mês de março, que é pago em abril).

O restabelecimento do pagamento observará o calendário da folha de pagamento do estado, momento em que também serão restituídos os valores eventualmente suspensos.

Vale ressaltar que a suspensão do pagamento da aposentadoria ou da pensão por seis meses consecutivos acarretará o cancelamento do benefício previdenciário, ficando o seu restabelecimento sujeito à prévia realização da comprovação anual de vida na instituição bancária responsável.

Fonte: Jornal Extra - Coluna do Servidor