Cláudio Castro e Freixo mantêm empate em nova pesquisa de intenção de voto para governo do RJ

Enviado Quinta, 11 de Agosto de 2022.

Com maior aceitação e maior rejeição, deputado do PSB é mais conhecido que o governador do estado

O governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparecem tecnicamente empatados na preferência do eleitorado fluminense para o governo do Rio de Janeiro, segundo a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (6) pelo instituto Paraná Pesquisas, que ouviu por telefone 1.540 eleitores entre os dias 30 de maio e 2 de junho.

Enquanto Castro aparece com 23,2% na pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes ao entrevistado), Freixo tem 21,4%. Considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, o governador e o deputado estão tecnicamente empatados na corrida eleitoral.

Leia mais: Pesquisa Ipec: no RJ, Lula tem 46%, contra 31% de Bolsonaro

Na sequência, aparecem o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 8%; Coronel Emir Larangeira (PMB), 2,6%; Eduardo Serra (PCB), 1,8%; Cyro Garcia (PSTU), 1,7%; e Paulo Ganime (Novo), com 1,0%. 

Ainda são altos os índices de quem não sabe ou não respondeu (13,2%) e os disseram que não votam em nenhum dos candidatos, que anulariam ou votariam em branco (24,7%).

O Paraná Pesquisas testou o potencial eleitoral dos candidatos ao governo do estado do Rio. Os que responderam que com certeza votariam em Freixo para o governo do estado somam 14%; os que votariam com certeza em Castro são 13,7%. Os que poderiam votar em Freixo somam 19,1% e em Castro, 25,6%. Já os que não votariam em Freixo de jeito nenhum são 45.7% e em Castro, 36,2%.

Entre os entrevistados que não conhecem suficientemente o governador do estado o índice chega a 21,4%. Os que disseram não conhecer bem o deputado federal do PSB somam 18,2%.

O levantamento do Paraná Pesquisas foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº RJ-05855/2022.

Fonte: Site Brasil de Fato