SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

ÁREA RESTRITA

|

Secretaria de Fazenda anuncia pagamento da PPE aos Fazendários

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) anunciou que a Prestação Pecuniária Eventual (PPE) dos fazendários, que estava defasada, será paga assim que a pasta assumir a responsabilidade da folha de pagamento do setor. O anúncio foi feito pelo subsecretário-geral de Fazenda, Paulo Tafner, durante audiência pública da Comissão de Tributação, Controle da Arrecadação Estadual e Fiscalização dos Tributos Estaduais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta terça-feira (28/06). No entanto, a discussão sobre o reajuste da gratificação concedida pelo Regime Especial de Trabalho da Administração Fazendária (Retaf) aos fazendários, outra antiga demanda dos servidores, não avançou.

“Em função disso, a PPE, que é reajustada de acordo com o Retaf, também fica prejudicada. Mas avançamos ainda em um terceiro ponto, que foi sobre o Plano de Cargos e Salários”, explicou o presidente da comissão, deputado Luiz Paulo (PSDB).

Tafner explicou que a constitucionalidade do Retaf ainda está sendo questionado pela Secretaria. “Fizemos uma consulta à área técnica e, em seguida, encaminharemos este questionamento para a área jurídica, para ter uma decisão a respeito da legalidade da atualização monetária da gratificação. Conforme o parecer, decidiremos sobre o pagamento”, afirmou o subsecretário-geral. Ainda segundo ele, a secretaria já apresentou uma proposta de Plano de Cargos e Salários aos fazendários e, no próximo dia 30, se reunirá com o sindicato da classe para receber a sugestão dos servidores. “O plano anual é muito ruim e tem todas as características de desincentivos e erros remuneratórios e de promoção”, admitiu. De acordo com Luiz Paulo, um novo plano poderá facilitar até mesmo os processos de seleção. “Precisamos de novos quadros na Fazenda. Hoje, temos o dobro de inativos sobre o número de ativos, que oscila entre 780”, frisou.

A confecção da folha de pagamento pela Secretaria de Fazenda foi comemorada pelo deputado Paulo Ramos (PDT), que destacou ainda que o reajuste do Retaf é previsto em lei. “Os fazendários reivindicavam uma isonomia com os auditores fiscais e através da PPE ela foi conquistada. Hoje, o subsecretário nos diz que já está fazendo um levantamento dos pagamentos não efetuados para fazer o pagamento. Vamos acreditar que a discussão seja superada”, ressaltou o pedetista. Presidente do Sindicato dos Fazendários (Sinfazerj), Marcelo Cozzolino disse que sai satisfeito da reunião, já que a Secretaria se mostrou aberta a todos os debates. “Os indícios são positivos. Saímos animados para resolver o quanto antes todas as questões: a atualização do Retaf, a reestruturação do quadro permanente e a normalização da PPE”, disse Cozzolino.

29/06/2011

 

Fontes de Notícias :