SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

ÁREA RESTRITA

|

Receita faz liberação recorde de restituições

Em ano eleitoral, a Receita Federal atingirá o recorde histórico de liberação de restituições para o período com a entrega do terceiro lote de restituições do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física). O crédito na conta corrente dos contribuintes beneficiados será feito hoje. Nos três primeiros lotes, foram liberadas restituições de 5,1 milhões de contribuintes, alta de 51% em relação a 2009. O volume de dinheiro devolvido também será recorde: R$ 4,94 bilhões.

No ano passado, o governo segurou restituições. A justificativa dada na ocasião foram os problemas de caixa com a queda de arrecadação devido à crise econômica mundial. Logo após a informação, foi liberado o maior lote individual de restituições.

Neste ano, sem problemas de caixa e com a arrecadação revigorada, o governo pôde liberar as restituições mais rápido. O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, nega qualquer ingerência política.

Segundo ele, o avanço teria seguido um padrão de alta desde 2008, que não ocorreu de junho a agosto devido ao represamento da restituição, medida depois revista pelo Fisco.
Adir atribui a alta à maior arrecadação e ao aumento da autorregularização. "Os contribuintes passam a entender o sistema e acertam suas situações, além da possibilidade de fazer a regularização por meio da malha fina on-line", diz o supervisor do IR.

16/08/2010

 

 

 

 

 

 

Fontes de Notícias :