SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

ÁREA RESTRITA

|

Grupo de Educação Fiscal lança terceira edição do prêmio Destaque

Através da iniciativa do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro (Gefe/RJ), foi lançada na tarde desta terça-feira (13/7) a terceira edição do prêmio Destaque em Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro. Formado por várias instituições, o projeto será coordenado pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos. A solenidade aconteceu no prédio do Ministério da Fazenda, no centro do Rio.

- Este prêmio é um programa nacional e estratégico para o grupo de Educação Fiscal do Rio. Ele faz parte da iniciativa do Ministério da Fazenda e do Ministério de Educação. Aqui no Rio somos sete gestores, e a Secretaria de Fazenda é a coordenadora – explicou a representante da Divisão de Educação Fiscal do Ministério da Fazenda, Valéria Ferrari.

Desde o ano de 1996, os grupos de Educação Fiscal foram criados por todos os estados brasileiros. No Rio de Janeiro, já foram capacitados cerca de cinco mil disseminadores, que por sua vez treinaram mais de 490 mil alunos. No estado, as secretarias de Fazenda e Educação aliaram-se, além da Receita Federal (7ª RF). Estas ações são voltadas para o professor, da pré-alfabetização até o terceiro grau, o servidor público e a sociedade em geral.

Criado há 10 anos, o prêmio faz parte do Programa de Educação Fiscal. A iniciativa tem a finalidade de fomentar a pesquisa, desenvolvimento e execução de projetos. A premiação tem como objetivo estimular o comprometimento do cidadão, a partir de informações sobre os efeitos sociais causados à sociedade pela sonegação fiscal, através de práticas nocivas, como pirataria, ilegalidade, contrabando e falsificação, entre outras.

Professores da rede estadual de ensino interessados poderão se inscrever em projetos que tenham sido executados em suas unidades de ensino abrangendo os temas Educação Fiscal, Combate à Pirataria e A Favor da Legalidade. Os três primeiros trabalhos selecionados farão parte de uma publicação que será distribuída, gratuitamente, nas escolas da rede pública, além de garantirem aos autores um home theater, entre outros prêmios.
 

15/07/2010