SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

ÁREA RESTRITA

|

Resposta à Rádio BandNews

Na tarde de terça feira, dia 11 de junho, a Rádio Bandnews veiculou mais uma notícia sobre a apreensão de carretas transportando álcool combustível no período dos últimos 60 dias. Novamente os valores e as comparações apresentadas não condizem com a realidade dos resultados obtidos pela fiscalização volante.
Abaixo segue reproduzida a nota de esclarecimento encaminhada para a redação da rádio:

"A fiscalização de combustíveis é uma atividade importante para combater a sonegação de tributos. As ações nessa área necessitam ser mantidas e até mesmo aperfeiçoadas, mas é preciso ter compromisso com a correção dos números informados.

As operações nesse setor econômico já vinham sendo regularmente realizadas pelas equipes das diversas barreiras fiscais e da volante. Prova de tal fato está na existência, em novembro de 2018, de um estoque de mais de 3,7 milhões de litros de combustíveis apreendidos (1,9 milhões que se encontravam armazenados e 1,7 milhões que já haviam sido liberados).

Portanto, é pouco crível que a atividade desenvolvida nos dois meses recentes tenha alcançado um resultado correspondente a 60% do que foi conseguido nos últimos 10 anos, conforme foi divulgado por este importante órgão da imprensa falada. Mesmo considerando que todas as 30 carretas estivessem transportando a carga máxima permitida (45 mil lts.), o volume total apreendido recentemente seria de apenas 1,35 milhões de litros.

Os Auditores que vem há tempos trabalhando arduamente no combate a tais práticas solicitaram ao Sindicato de Auditores Fiscais do Estado do Rio de Janeiro (Sinfrerj) que tais esclarecimentos fossem prestados para todos os ouvintes e para a população em geral."

Diretoria do Sinfrerj