SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

ÁREA RESTRITA

|

Assembléia Geral escolhe lista tríplice e ajusta valores de contribuição

Com a presença de aproximadamente 170 Auditores Fiscais, no dia 3 de junho, no auditório do Clube Municipal, foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE). O evento foi presidido por José Cid Fernandes Filho, tendo como secretário o colega Martin Baria.

O presidente do Sinfrerj, Pedro Diniz, iniciou a AGE apresentando os itens da pauta: indicação da lista tríplice para a escolha do representante da categoria no Conselho Superior de Fiscalização Tributária; e, apreciação de propostas para ajuste da contribuição mensal do Sindicato.

Foi registrada a presença do Subsecretário de Estado de Receita, Adilson Zegur e do Superintendente de Fiscalização, Thompson Lemos da Silva Neto, entre outros Auditores detentores de cargos de chefia na Sefaz.

No primeiro tópico, foram apresentadas duas listas para apreciação do plenário. Após a apresentação das listas e manifestações dos associados presentes, por 93 a 62 votos, foi escolhida a lista tríplice de Auditores Fiscais indicados pela Diretoria do Sinfrerj: Claudia Viana Toval Conrado, Decio Gil de Oliveira e Maria Gabriela Cecílio de Lima. A chapa concorrente foi formada com os nomes dos Auditores Valeria Correia Lima Umann, Mário José Fereu Canedo da Cruz e Renato Pereira dos Santos.  A diretoria do Sindicato encaminhará em breve os nomes dos eleitos para apreciação do presidente do CSFT, o Secretário de Fazenda Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho.

No segundo item, foi apreciada a proposta da diretoria para o ajuste das contribuições, visando fazer frente as necessidades financeiras das atividades da instituição. O presidente Pedro Diniz explicou que diversas medidas de ajuste já foram e estão sendo adotadas pela diretoria, no sentido de promover a diminuição e a otimização das despesas. Entretanto, para a atuação plena do Sinfrerj, será preciso aprovar medidas de ajuste da receita, e nesse caso, para atender o previsto no Estatuto, foi preciso convocar os associados em AGE. Foi feita a explanação sobre as finanças com base em documento que foi distribuído ao plenário. Após diversas intervenções dos participantes, foi decidido, por maioria de votos, que o ajuste será realizado de duas formas. Em primeiro lugar, foi aprovada a criação de uma cobrança adicional, incidente sobre o décimo terceiro salário, no mesmo valor da contribuição mensal. Adicionalmente, foi aprovado um acréscimo na contribuição mensal, que passará de 44,2655 para 57 UFIRs, correspondendo ao valor de R$ 195,00 no exercício atual.

Desse modo, o Sindicato poderá desenvolver novas iniciativas em prol da categoria, necessárias em um momento de muitas incertezas e de reformas políticas e econômicas. Completando este item da pauta, no decorrer dos debates, foi aprovada também a constituição de um grupo de trabalho para analisar as informações constantes no relatório apresentado pela diretoria do Sinfrerj.

As propostas de ajuste aprovadas, assim como os elementos que justificaram a decisão dos Auditores presentes, serão detalhadas em futuro comunicado para conhecimento de todo o nosso quadro de associados.