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Tesouro Estadual conquista a mais recente certificação ISO 9001

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ), por meio da Subsecretaria de Finanças (Subfin), recebeu a mais alta certificação para a melhoria da qualidade do atendimento ao cidadão: a ISO 9001:2015, emitida pela filial brasileira da organização internacional Bureau Veritas Certification, com sede na França. A auditoria externa do órgão fez uma visita à Sefaz nos dias 28 e 29 de agosto e manteve a norma. O terceiro maior Tesouro arrecadador do Brasil faz parte de um grupo pioneiro de órgãos da Administração Pública a receber esta certificação no país.

A ISO 9001:2015 é um sistema de gestão da qualidade concebido para desenvolver e manter um conjunto de serviços que permitem às empresas melhorar seu desempenho. Os principais objetivos são a melhoria na gestão, a sustentabilidade na organização, uma maior confiança do cliente de que os serviços da organização terão qualidade, melhorias gerenciais e processos internos mais eficientes.

A Subsecretaria de Finanças possui um Escritório de Gestão da Qualidade, responsável pela aplicação da norma na prática na organização. Segundo o gestor chefe do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e analista executivo da Sefaz-RJ, Alexandre Alves Soares, a satisfação do cidadão é a principal meta. “Os nossos clientes são os contribuintes, os entes federativos ou outros órgãos do estado. A Subsecretaria de Finanças pode ser uma multiplicadora dessa ideia para que todos os órgãos do Estado do Rio de Janeiro tenham um certificado ISO. Para uma maior aproximação entre os clientes e o Tesouro, temos um e-mail e telefone exclusivos, uma urna para sugestões e críticas e uma pesquisa de avaliação do atendimento no site da Secretaria de Fazenda”, disse.

Ainda de acordo com Alexandre Alves Soares, são feitas auditorias internas periodicamente por servidores habilitados na Subsecretaria de Finanças: “É como um simulado da auditoria externa, um controle interno. O Escritório de Gestão da Qualidade é um elo entre a alta direção e os setores operacionais”. Com isso, há uma diminuição do retrabalho, menos custo e mais celeridade processual. Dentro do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), além das ações de risco, são feitas pesquisas internas de clima organizacional direcionada aos servidores. 

A Subsecretaria de Finanças também adota ações de compliance para estar sempre em conformidade com a legislação. “Aqui trabalhamos com gestão de resultados. Utilizamos a ISO, transformamos em procedimentos e instruções normativas e aplicamos na prática. Ao longo do ano, realizamos ações corretivas, de melhoria e de riscos, de acordo com o andamento do trabalho. A alta direção é responsável por fomentar o Sistema de Gestão da Qualidade, que utiliza métodos de gestão de risco e o Ciclo PDCA, ferramenta necessária para a revisão de suas ações. Além disso, as chefias realizam cursos de Gestão de Pessoas e de Liderança anualmente para qualificá-las”.

Desde 2011, o setor possui a certificação ISO e anualmente recebe uma auditoria externa. Mais detalhes sobre o Sistema de Gestão da Qualidade podem ser obtidos no Portal do Tesouro, localizado no site www.fazenda.rj.gov.br.

SITE SEFAZ-RJ

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