SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

ÁREA RESTRITA

|

RJ lança programa de visitação dos palácios da Guanabara e das Laranjeiras

Add To Any

O Governo do Estado do Rio, em parceria com a Fecomércio-RJ, lançou nesta segunda-feira (1°) um programa que irá abrir os palácios da Guanabara e das Laranjeiras para visitação. Pelo programa "Palácios do Povo", os locais poderão ser visitados a partir do próximo sábado (6), das 9h às 17h.

Para agendar a visita, basta acessar o portal on-line criado pelo governo. Pela plataforma também é possível realizar um tour virtual pelos espaços históricos dos palácios. O governo afirma que está desenvolvendo ainda um aplicativo para celulares.

“Abrir as portas dos palácios para a população e visitantes de outros estados e países é aproximar todos da história do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Vamos fortalecer a parceria com a Fecomércio para ampliar o programa e disponibilizar mais dias de visitação nos próximos meses, porque os palácios são do povo”, afirmou o governador em exercício, Cláudio Castro.

Os passeios pelos palácios terão duração de 40 minutos a uma hora e serão guiados por alunos e instrutores do curso técnico em guia de turismo do Senac RJ. O governo estima que os prédios históricos receberão mais de 310 pessoas por dia de visitação.

No Palácio Guanabara, a visitação pode ser guiada ou livre, com capacidade máxima para 30 pessoas por hora. Já no Palácio das Laranjeiras, as visitas serão apenas guiadas e cada grupo pode ter até 20 pessoas.

Além do tour, o Palácio Guanabara também receberá todos os sábados uma apresentação musical e feira de agricultores familiares.

Para a estreia do programa, no próximo sábado (6), haverá um espaço de doação de animais de estimação e shows de cantoras em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

"Representa muito para a cultura do nosso estado ter os palácios abertos ao público. É preciso oferecer atrações culturais diversas e com segurança para a população, garantindo uma retomada responsável da cultura e da economia criativa fluminense", disse a secretária de Cultura, Danielle Barros.

O governo orienta que, durante os passeios, os visitantes devem seguir todos os protocolos sanitários de prevenção à propagação da Covid-19. Serão obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento de pelo menos um metro entre as pessoas.

Fontes de Notícias :