SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

ÁREA RESTRITA

|

Rio quer reduzir pela metade tempo para requisição de aposentadoria pelo servidor

Nos próximos meses, o Rioprevidência pretende agilizar um processo que há anos gera grande dor de cabeça aos servidores do Estado do Rio. A requisição de aposentadoria por parte do funcionário terá seu tempo de validação reduzido em mais da metade. Segundo o presidente do fundo, Reges da Silva, a ideia é diminuir a espera, que hoje leva de três a quatro meses, para até 30 dias.

— Vamos modernizar esse processo. A ideia é unificar os pedidos em uma única plataforma. Os dados serão enviados pelos entes (órgãos) do governo do estado, e o Rioprevidência ficará responsável por validá-los — disse o gestor ao EXTRA.

A intenção do fundo é centralizar os processos de aposentadorias. Hoje, cada órgão tem um procedimento quanto à requisição. Os trâmites são diferentes, não há uma uniformização. Em alguns casos, as aposentadorias são requeridas em papel ofício.

— Até o fim de novembro, a intenção é aplicar esse modelo nos 13 principais órgãos do governo do estado e evoluir de forma gradativa — disse Reges da Silva.

A respeito da situação da concessão de pensões, o Rioprevidência implementou, nos últimos anos, investimentos na área de tecnologia. Se há cinco anos um pedido poderia demorar até um ano, hoje, a situação é diferente.

03/10/2017

Fontes de Notícias :