SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

ÁREA RESTRITA

|

Medida propõe transformação digital dos serviços públicos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) irá votar em discussão única, nesta terça-feira (17/11), o projeto de lei 2.966/20, do deputado Alexandre Knoploch (PSL), que prevê a Transformação Digital dos Serviços Públicos. Por ter recebido emendas, o projeto ainda poderá ser alterado durante a votação.

De acordo com o projeto, essa transformação será centrada no cidadão, que busca oferecer uma jornada mais agradável e responde às suas expectativas por meio de serviços de alta qualidade. O texto prevê que os órgãos da Administração Pública priorizem, de forma progressiva, os atendimentos online. Para isso, todo e qualquer atendimento não presencial deverá gerar um código de protocolo que possibilite sua consulta de andamento. Caso seja aprovada, a norma valerá para os órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo (incluindo as Cortes de Contas) e Judiciário, além do Ministério Público - assim como as autarquias, fundações e empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo Estado.

A norma também valerá para as concessionárias e permissionárias de serviços públicos e entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos diretamente do orçamento ou mediante subvenções sociais, contrato de gestão, termo de parceria, convênios, acordo, ajustes ou outros instrumentos congêneres.

Fontes de Notícias :