SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

ÁREA RESTRITA

|

Jucerja apresenta avanços na desburocratização

Sensibilizar os municípios para a necessidade de reduzir a burocracia e promover o desenvolvimento local foi o objetivo do seminário “Simplificar para crescer: como a desburocratização impulsiona novos negócios”, que o Fórum de Desenvolvimento do Rio realizou nesta quarta-feira (6/6) no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Autoridades federais, estaduais e municipais participaram do evento. Em seu pronunciamento, o subsecretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Paulo Renato Marques, fez uma explanação sobre a origem e evolução do termo “burocracia” e destacou que as palavras de ordem, hoje, no mundo, para o incremento da economia são “ambiente de negócios” e “compliance” (ação conforme normas).
- Desburocratizar, tornar mais simples é uma necessidade para que o mundo continue evoluindo – finalizou o subsecretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Paulo Renato Marques.
Ao participar de um painel apresentando os avanços da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, o presidente da Jucerja, Luiz Velloso, ressaltou os progressos no atendimento do órgão para o registro de negócios, realizados sempre em respeito à segurança jurídica.
- Hoje, temos 37% dos processos liberados em menos de 24 horas. A meta é que 90% estejam liberados em 48 horas, no próximo mês. Hoje, o nosso sistema é 100% digital.
Hoje, 41 dos 92 municípios no estado possuem o alvará eletrônico integrado à Junta Comercial e 12 ainda estão completamente de fora do sistema. Dentre os municípios que falaram sobre os seus casos de sucesso nos processos de simplificação e servem como modelo para outros locais estão Macuco, Petrópolis, Nova Friburgo e Volta Redonda.

Fontes de Notícias :