SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

ÁREA RESTRITA

|

Indio diz que Eduardo Paes é irresponsável

Pré-candidato ao governo estadual, Indio da Costa (PSD) terá o apoio do prefeito Marcelo Crivella (PRB) em 2018. Secretário de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, tem feito agendas nas zonas Norte e Oeste. Quer angariar a simpatia do eleitorado das classes C e D que votou em Crivella. Não importa o tema da pergunta, a resposta invariavelmente culmina na gestão do ex-prefeito Eduardo Paes (PMDB), adversário na corrida ao Palácio Guanabara. 

O DIA: No primeiro turno da eleição, você foi um dos adversários mais agressivos com Crivella. Por que decidiu apoiá-lo no segundo turno?
Indio: Primeiro, porque era contra o Freixo. Imagina nessa situação de violência que a gente está... se fosse o Psol no comando ia ser ainda pior. Segundo, porque Crivella tinha a mesma lógica de quebrar a visão do PMDB. Eduardo tinha 35 secretarias. Nós temos 11.

Qual o principal acerto do governo até agora?
O Crivella criou um gabinete de gestão institucional para tratar de Segurança Pública. Entrou no tema. Na gestão passada a prefeitura evitava, dizia que era um problema do governo do estado. O Eduardo odeia tratar de Segurança Pública. Empurrava com a
barriga. Achava que gerava desgaste. Outro acerto do Crivella foi ter estruturado a máquina para gastar menos num momento de crise.

Você concorda com o aumento do IPTU?
Infelizmente era necessário, por conta da irresponsabilidade do passado.

E o principal erro?
(Pausa de 14 segundos) É difícil criticar. Acompanho de perto e vejo o tamanho da irresponsabilidade herdada. Tem muita coisa que Crivella e eu divergimos. São divergências positivas.

Por exemplo?
São detalhes que vão se resolvendo ao longo do tempo. Nada pontual.

O que é a “irresponsabilidade herdada”?
O que foi feito na prefeitura para que o Eduardo conseguisse fechar as contas. Inventaram uma matrícula falsa para cancelar os empenhos, porque não tinha dinheiro em caixa para pagar no ano seguinte. Essas dívidas sumiram da contabilidade pública. Empresas quebraram por causa disso.

Você diz que Paes é irresponsável?
Em 25 anos de política, essa é a maior irresponsabilidade que eu já vi na história. O Eduardo colocou a Prefeitura do Rio no mesmo modelo do PT nacional e do PMDB no estado. Você gasta, pega mais empréstimo, empurra a dívida para frente, e quando a dívida explodir você não é mais o governante.

Você e Paes são pré-candidatos ao governo. Como atrair partidos para a sua coligação sendo que Paes deve ter o apoio de exímios articuladores como Jorge Picciani (PMDB) e Rodrigo Maia (DEM)?
A única coisa certa na política estadual é a catástrofe da administração do PMDB. Entendo que o desgaste do PMDB é enorme. E, mesmo que mude de partido, o desgaste do Paes também é enorme.

 

10/10/2017 - O DIA - COLUNA INFORME DO DIA

Fontes de Notícias :