SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

ÁREA RESTRITA

|

Guia do IPVA 2020 já pode ser emitida; em três passos, veja como regularizar seu carro

Motoristas já podem emitir, a partir desta sexta-feira, a guia de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2020. O boleto pode ser obtido nos sites da  Secretaria estadual de Fazenda e do Banco Bradesco. O calendário de vencimentos começa no próximo dia 21, para motoristas com final de placa 0. Os que optarem pela cota única terão um desconto de 3% no valor do tributo. Na data referente ao pagamento integral ou da parcela, também deverá ser pago o seguro DPVAT. Veja abaixo o passo a passo para regularizar seu veículo. Valores, prazos, outras taxas que você precisa pagar para deixar seu veículo em dia: Confira todas as informações abaixo.

IPVA
O pagamento pode ser parcelado?
O pagamento poderá ser feito em cota única, ou parcelado em três vezes, com vencimentos de acordo com o fim da placa.

Há desconto no pagamento à vista?
O motorista que optar por quitar integralmente o tributo, com a cota única, terá um desconto de 3%.

Quais são as datas de pagamento?
Os vencimentos da cota única ou primeira parcela começam no dia 21 de janeiro para os veículos com placa que terminam com 0. Para placas com final 1, a cota única ou primeira parcela vence em 22 de janeiro. No dia seguinte, é a vez de carros com final 2; no dia 24, placas com final 3. Já os veículos com final 4 têm o primeiro vencimento em 27 de janeiro; final 5, dia 28; e final 6, no dia 29. A primeira parcela das placas com finais 7, 8 e 9 vence em 30 e 31 de janeiro e 3 de fevereiro, respectivamente

Como emitir o boleto?
A emissão da Guia de Regularização de Débitos (GRD), referente ao IPVA 2020, também pode ser feita pelo site do Banco Bradesco ou da Secretaria estadual de Fazenda a partir desta sexta. Além destas taxas, o motorista terá que emitir o boleto do DPVAT no site da Seguradora Líder.

E como pagar?
Para imprimir a guia é preciso informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e escolher a forma de pagamento: cota única com desconto de 3% ou o valor integral em três parcelas.
A quitação deverá ser feita em dinheiro, em qualquer agência bancária, ou por meio de aplicativo ou internet banking, utilizando código de barras.

O imposto está mais caro ou mais barato?
O IPVA 2020 será, na média geral, 3,26% menor do que em 2019. No caso dos automóveis, a redução média será de 3,60%. Já para as motos, o tributo cairá 2,06%, em média.

 
DPVAT
Quando pagar?
A taxa anual do seguro DPVAT deve ser paga no dia referente à cota única ou à primeira parcela do pagamento do IPVA. O DPVAT garante indenizações para acidentes ocorridos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano de exercício.

Como emitir o boleto?
O boleto poderá ser impresso este ano, no site da Seguradora Líder.

Quanto pagar?
Confira abaixo o valor do Seguro DPVAT 2020, de acordo com a categoria do veículo, de acordo com o site da Seguradora Líder. 

Redução do valor
Após pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu nesta quinta-feira que os valores do seguro DPVAT serão menores, da forma como previu o governo federal. O ministro reconsiderou a própria decisão de suspender uma resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), vinculado ao Ministério da Economia, que reduziu os valores pagos pelos proprietários de veículos para a obtenção do seguro, que é obrigatório.

Licenciamento
A taxa do licenciamento anual também é item obrigatório para manter o veículo regularizado. No entanto, as datas limites são diferentes do IPVA e do DPVAT.

Até quando pagar?
Proprietários de veículos com placas final 0, 1 e 2 devem pagar até o dia 30 de abril. Com final 3, 4, 5 e 6, até o dia 30 de junho. Donos de automóveis com placas final 7, 8 e 9, devem pagar até o dia 31 de agosto. No entanto, o Detran sempre recomenda que os usuários não deixem para fazer o procedimento na última hora.

Como pagar?
A emissão do GRT já está disponível, no valor de R$ 210,48, no site do Bradesco, e o boleto pode ser pago em qualquer instituição bancária.

Qualquer pessoa pode retirar o CRLV 2020, desde que apresente o CRLV do último licenciamento ou o CRV, além de um documento de identificação original. Caso não tenha feito o licenciamento no ano passado, o pagamento da GRT 2019 deverá ser quitado pra realizar o procedimento de 2020.

 

Fontes de Notícias :