SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

ÁREA RESTRITA

|

Governadores fazem proposta escapista para a Previdência

Na reunião com a equipe que cuida da reforma, os governadores propuseram tirar o sofá da sala. Uma sugestão é retirar das contas das despesas estaduais o gasto com a Previdência, que será bancado por uma fundação a ser criada com dinheiro do governo federal. A despesa, assim, não entraria na conta do teto de gastos dos governadores. Isso simplesmente ampliaria a possibilidade de gastos em outras áreas, o que vai aumentar a crise fiscal dos estados.     

A proposta complementar é criar a fundação, a ser capitalizada pelo governo federal, para financiar as previdências estaduais. A ideia é que os estados transfiram ativos para a União. É uma confusão. Mesmo que os governadores repassem os ativos e seja possível vendê-los, a conta não vai fechar. O governo federal teria que capitalizar as previdências estaduais em R$ 400 bi, estima-se, e ninguém sabe quais são os ativos.

Para algumas pessoas que participam da negociação, as sugestões enviadas pelos governadores foram consideradas absurdas. A negociação continua nesta terça-feira. 

O GLOBO (MÍRIAM LEITÃO)

Fontes de Notícias :